Conservar canetas é uma habilidade essencial para quem gosta de sempre ter uma boa caneta à mão.
Muitos de nós acabam descartando uma caneta na primeira falha na escrita. O que não sabemos é que podemos conservá-las por um tempo bem mais longo com dicas simples de armazenamento, resultando em menos gastos para o nosso bolso e menos prejuízo para o meio ambiente.
Armazenamento
Antes de começar, um alerta rápido: “sempre que não estiver usando a caneta, mantenha-a com a tampa, ou a ponta recolhida, de preferência em um local que não bata sol”. Do contrário a tinta pode secar e isso a torna irrecuperável.
Você pode guardar sua caneta tanto na posição horizontal, em estojos ou gavetas, como na vertical, em latas e porta canetas. Mas para cada tipo de canetas temos uma dica mais específica:
- Caneta Esferográfica: recomenda-se guardar na horizontal ou vertical; sempre com a ponta para baixo.
- Canetas de Tintas Líquidas (nanquim por ex.): recomenda-se armazená-la com a ponta para cima para que não vaze a tinta.
- Canetas Gel: possui uma tinta menos líquida, o que faz com que ela desça à ponta mais lentamente. Por isso, é melhor deixá-las de ponta para baixo. Até porque pode acontecer de entrar uma bolha de ar na caneta, o que torna muito difícil que ela volte a escrever. Quando isso acontece, você pode tentar pegar a caneta pela extremidade contrária à da ponta e sacudi-la com movimentos rápidos em direção ao solo. Verifique se a bolha saiu. É possível, também, guardá-la de ponta para baixo durante semanas e torcer para a tinta voltar a descer.
- Canetas de Pontas Porosas, de Feltro ou em forma de Pincel: com o passar do tempo a quantidade de tinta pode diminuir. Armazene-as na horizontal ou de ponta para baixo.
- Canetas de Duas Pontas: Recomenda-se guardar na horizontal, para sempre ter tinta nas duas pontas.
[…] mas e para as minhas canetas voltarem a funcionar, tem como?
Tem sim, além da dica a respeito da caneta gel, existem dicas que podem ser usadas com qualquer tipo de caneta, que seja possível ver se ainda existe tinta em seu interior, mas não desce.
- Apertar levemente a ponta contra uma mesa e sacudir a caneta com velocidade cada vez maior. Isso faz com que a tinta desça à ponta.
- Rabisque círculos num papel. Este movimento também faz a tinta voltar a circular na caneta. Isso pode ser tentado em um copo ou superfície de vidro, pois ele empurra a esfera para baixo, e a tinta desce. Teste a escrita num papel.
Agora você já sabe como conservar suas canetas favoritas por muito mais tempo!